quinta-feira, 31 de março de 2011

Tecnologia na sociedade, na vida e na escola

Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na
qual aprender constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa
mais na tentativa de aprender.

Juan Ignacio Pozo

A sociedade vive em constante mudanças, e a tecnologia veio para melhorar e facilitar as nossas vidas. Com a tecnologia na educação, temos várias ferramentas e opções de metodologias para as salas de aulas. Através dela, podemos fazer com que nossos alunos tenham vontade e prazer em vir para escola, as tecnologias são mais um atrativo pedagógico para eles. E isso só vem a somar para a Educação.
Mas está faltando preparação de nossos professores, que muitas vezes não sabem como utilizar as tecnologias. Portanto devemos ter cuidado, temos que utilizar as TIC para acrescentar e não para prejudicar o processo pedagógico dentro da escola.
A sociedade também tem um pouco de dificuldade quanto a isso, pois sabemos que os jovens adoram internet e computadores, mas não fiscalizamos o que eles fazem na rede. Muitos apenas usam para enterdenimento, sabendo que temos várias fontes de pesquisas e que só temos que saber selecionar o que nossos filhos estão fazendo na internet para assim eles agregarem conhecimento.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Educação e Tecnologia

A educação e a tecnologia são de extrema importância e é através desta junção que a educação vai tomar novos rumos. Hoje na maioria das escolas já possuem salas informatizadas, tvs e dvds, data-show e etc. A onde o professor está conseguindo ter uma nova metodologia de ensino, para seus alunos. Temos alunos que conhecem todo o tipo de tecnologia, que vai saindo no mercado e devemos nos adaptar a isso, pois assim, sempre teremos aulas diferentes com o atrativo que os adolescentes gostam.
Analisando assim com as palavras de Eduardo:
“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).

Assim seguimos evoluindo, para uma nova sociedade que vem vindo.