Conto de Machado de Assis no espaço ilimitado das narrativas ( Juracy Assmann Saraiva).
A escrita de narrativas literárias resulta de um ato deliberado do escritor que demonstra sua preocupação com o emprego da linguagem, com a estrutura global do texto, com a receptividade de sua produção. Ao fazer suas escolhas, o escritor visa reafirmar ou contestar convenções literárias e alcançar um lugar de emergência no campo institucional da literatura que compreende, além do produtor do texto, editores e distribuidores de livros, críticos literários e promotores da leitura, entre os quais estão os professores.
A comparação das narrativas orais com as de cunho literário ressalta a complexidade destas, mas não diminui a importância daquelas. Ambas as modalidades fazem parte da cultura de um povo, de um país ou de uma região e têm a função de evidenciar, criticar e renovar comportamentos sociais ou individuais. Dessa forma, elas podem ser um eficaz " instrumento de leitura do outro e do mundo" 2, sobretudo pela sedução que exercem sobre ouvintes e leitores.
A partir dessa ótica, sugere-se que o professor de Língua Portuguesa explore os contos machadianos, que constituem um acervo de múltiplas facetas em que variados temas se conjugam à exploração dos recursos da língua, para traduzir uma visão cômica, trágica ou irônica da natureza humana.Essa multiplicidade enriquece a gama de opções do professor, que deverá considerar as peculiaridades de seus alunos para proceder à escolha dos textos.
A comparação das narrativas orais com as de cunho literário ressalta a complexidade destas, mas não diminui a importância daquelas. Ambas as modalidades fazem parte da cultura de um povo, de um país ou de uma região e têm a função de evidenciar, criticar e renovar comportamentos sociais ou individuais. Dessa forma, elas podem ser um eficaz " instrumento de leitura do outro e do mundo" 2, sobretudo pela sedução que exercem sobre ouvintes e leitores.
A partir dessa ótica, sugere-se que o professor de Língua Portuguesa explore os contos machadianos, que constituem um acervo de múltiplas facetas em que variados temas se conjugam à exploração dos recursos da língua, para traduzir uma visão cômica, trágica ou irônica da natureza humana.Essa multiplicidade enriquece a gama de opções do professor, que deverá considerar as peculiaridades de seus alunos para proceder à escolha dos textos.
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